simple hit counter

Petição para mudar a bandeira Portuguesa

Petição online para alterar a bandeira Portuguesa. Na sequência deste artigo. Eu já assinei. Nem que seja pela nova proposta ser bem mais bonita que a actual bandeira.

Antiga:

large_flag_of_portugal.gif

Nova:

portugal.jpg


28 Responses to “Petição para mudar a bandeira Portuguesa”

  1. Dextro
    Published at January 16th, 2008 at 12:56 am

    Não sei porque mas esse azul faz-me lembrar qualquer coisa… hum… talvez: monarquia. Não sei porque mas é isso que me faz lembrar.

    E qual é o problema da bandeira nacional? Eu gosto dela :( (sim, li o outro post)

  2. Carlos Andrade
    Published at January 16th, 2008 at 12:58 am

    Ganha. Juízo.

  3. Bruno
    Published at January 16th, 2008 at 1:01 am

    Ri. Diculo.

  4. mlopes
    Published at January 16th, 2008 at 1:02 am

    Dextro,

    O azul é a cor da Europa. E a Monarquia fez parte de Portugal durante muito tempo.

    Carlos,

    Não vejo qual o problema. Ia causar um impacto mediático que Portugal bem precisa e, em conjunto com a divulgação da Europe’s West Coast, trazer mais turistas. Marketing sells!

  5. António Manuel Dias
    Published at January 16th, 2008 at 1:02 am

    Pela petição que assinaste, a bandeira não poderia ser a que apresentas como alternativa: lá estão os castelos, as quinas, a cruz…

  6. mlopes
    Published at January 16th, 2008 at 1:04 am

    A petição não concretiza nenhuma bandeira. Faz um apêlo a uma nova bandeira. Essa é uma (das eventuais muitas) que me agradam.

  7. Pedro Cavaco
    Published at January 16th, 2008 at 1:42 am

    Com todo o respeito.
    E muda-se uma bandeira porque sim?
    Ah a petição nem espicifica é preciso é mudar dpx logo se vê qualquer coisa engraçada…

    Que parvoíce.

    Este tipo de iniciativas é típica de malta que não tem mais nada para fazer e quer dar nas vistas de uma ou outra maneira, nem que seja pela maneira mais triste.

    Os portugueses não precisam de mudar de bandeira, precisam é de mudar de mentalidade e atitudes, isso sim.

    Tenho dito.

    Abraço ;)

  8. mlopes
    Published at January 16th, 2008 at 2:34 am

    Pedro,

    Eu sei que somos um país de brandos costumes e avessos à mudança. Aliás, diria mais, muito avessos à mudança — basta ver que só fazemos algo quando alguém o faz antes.

    A mudança da bandeira é puramente marketing. O estudo que foi feito, e que cito no artigo, coloca Portugal, aos olhos dos estrangeiros, como um país “Africano” (no tom negativo na palavra), sulista e que apenas serve para praia. Esta *não* é a realidade. É a percepção. Mas é isso que conta.

    Agora, tens dois caminhos: 1) esperas que essa percepção se dilua com o tempo; 2) forças a alteração dessa percepção ao gerar notícias sobre Portugal e sobre a sua vontade de mudar.

    Claro que isto não basta. Mas se uma simples alteração de bandeira causa tanto alarido para tanta gente, imagino mudanças estruturais mais profundas.

    Simplesmente, parece não estar no nosso sangue. Somos avessos à mudança e ridicularizamo-la.

    E pronto, cá continuamos neste cantinho.

  9. Nuno Salvaterra
    Published at January 16th, 2008 at 2:54 am

    Concordo contigo, Mário, quando dizes que o nosso país é avesso à mudança. Eu próprio sinto isso em mim, é um dos defeitos que sei ter.

    Eu sou contra a mudança da bandeira. E sou-o por mais do que a simples aversão à mudança. Acho que a mudança de uma bandeira como operação de marketing, ao estilo empresarial, não é legítima para uma Nação. Sinto que uma bandeira deve identificar um conjunto de valores ou acontecimentos notáveis e que só deverá mudar juntamente com uma mudança radical no país. Ou seja, uma mudança no sistema governamental, uma revolução, um pós-guerra, qualquer coisa assim.

  10. mlopes
    Published at January 16th, 2008 at 12:17 pm

    Nuno,

    Mas nós mudamos. Simplesmente, na nossa cabeça, não percebemos essa mudança porque fazemos parte dela. Nós vivemos uma ditadura em que dominávamos as nossas colónias Africanas, e essa herança está manchada a vermelho na bandeira. Muita gente morreu, muito sangue foi derramado.

    Agora, é uma nova era. É a era da Europa, do progressismo. Acho que temos mais que mudanças que justifiquem uma alteração de bandeira.

    E depois, claro, o argumento mais fútil, a bandeira actual é feia :-)

  11. Pedro Cavaco
    Published at January 16th, 2008 at 2:24 pm

    Mário,

    Não tem a ver com os brandos costumes ou a aversão à mudança, esse é um argumento de algibeira que começou em 1990 para saturar a nossa tão pobre auto estima, e que é actualmente ridiculo.

    É um contra-senso gritante as pessoas conseguirem associar a bandeira portuguesa a países africanos… seja pela cultura internacional que têm, seja pela ignorância europeia que transportam.
    Nem quero pensar, se um dia descobrirem como é a bandeira da Somália.

    A imagem de Portugal muda realmente no dia em que conseguirmos ter boas empresas, mão de obra qualificada e um investimento muito mais acelerado, portanto, no dia em que a economia crescer.

    Acho que te conseguirás aperceber que nenhuma campanha da BBDO e etc’s irá salvar o país do momento mau em que está, são são essas mesmas campanhas que contratam fotógrafos estrangeiros, deixando de lado os que de cá deveriam promover.

    Acho bestial (mas no sentido de besta) promover-se um país embrulhado numa imagem, que quando desembrulhada mostrará a mesma coisa de sempre.

    É bom que as pessoas se apercebam que a mentalidade saloia é precisamente aquela dos milagres e manias tontas.
    Essa sim é a chatice, só pensarmos a curto prazo.

    O problema de Portugal não é de imagem, é estrutural, cultural e social.
    Nunca seremos grandes, enquanto acordarmos todos os dias a pensar que somos pequenos, uma miséria e só um milagre nos salvará.

    Já que falas em em aversão à mudança, acho que devias dar o primeiro passo, perceber as perspectivas actuais e não andar a toque de “empresas”.
    Em bom Marketing, Portugal só precisa de mudar o seu posicionamento, infelizmente, com alguns os seus próprios portugueses.

    Um Abraço ;)

  12. mlopes
    Published at January 16th, 2008 at 3:21 pm

    Pedro,

    Considero essa visão redutora, até porque uma coisa não impede a outra. Tal como escrevi no post original que citei, as mudanças estruturais são a causa, a mudança da bandeira a consequência. É precisamente isso que o estudo diz.

    Pelo teu prisma, nunca mudariamos nada porque poderiamos estar sempre melhor. E tendo em conta que o crescimento económico está agora centralizado na Ásia, ainda vão ser uns quantos anos até a Europa revitalizar a sua economia.

    Nós mudamos muito desde o 25 de Abril. Criou-se a Uniãio Europeia, deixamos as nossas colónias. No entanto, a percepção estrangeira não é esta: é que Portugal ainda é um país muito atrasado. É como ver o filme Hostel e imaginar a Eslováquia como eles pintam. Certamente que muita gente ainda acha isso, principalmente sendo da ex-URSS. Esta percepção tem de ser alterada e a bandeira é um bom argumento.

    Quanto ao argumento de algibeira, não o é, embora seja mais fácil dizer que é. É um facto: o povo Português é avesso à mudança. Não somos progressistas. Somos “deixa andar”.

  13. Pedro Cavaco
    Published at January 16th, 2008 at 4:18 pm

    Mário,

    Pelo meu prima “redutor”, mudamos aquilo deve ser mudado para melhor e não aquilo que se muda por mudar, porque uns acham que seriam mais bonito, porque é moda, ou simplesmente porque sim.

    Mudamos efectivamente muito após o 25 de Abril e acho curioso falares da percepção estrangeira como um facto adquirido, até agora limitei-me a ver uma campanha da BBDO com comentários deles sem dados em anexo.
    Tens dados factuais actualizados de uma toda visão internacional sobre o nosso país? Tens dados estatísticos sobre o posicionamento do nosso país?
    Eu no comentário anterior deixei-te uma ligação para um outro blogue segundo um artigo de referência lá fora, que começa por puxar um cordelinho ao que dizes.

    É um facto que o povo português tem aversão à mudança? É um facto para ti, o que não significa que seja universalmente válido.

    Portugal não é nem será um mar de rosas, não vale a pena é pintar-mos o o país da cor que ele não é.
    Nós não temos que andar reboque do que os outros pensam, se eles pensam ou têm perspectivas erradas sobre nós, alterem-nas, não é o país que tem de compactuar com falta de cultura exterior, muito pelo contrário.
    E se pesquisares bem, podes perceber que isso está acontecer, finalmente.

    Temos defeitos, sem dúvida! mas não são na bandeira.

    Fico-me por aqui ;)
    Um abraço.

  14. mlopes
    Published at January 16th, 2008 at 6:46 pm

    Tens dados factuais actualizados de uma toda visão internacional sobre o nosso país? Tens dados estatísticos sobre o posicionamento do nosso país?

    Não tenho dados palpáveis, apenas a minha experiência de viver quase um ano nos EUA e conhecer dezenas de pessoas e perguntar a opinião sobre Portugal.

    Genericamente, a resposta ou era 1) é tipo Espanha, não é? ou 2) Tem mais alguma coisa para além do bom tempo?

    Claro que podemos ignorar esta percepção. Se a ignorarmos e pensarmos que somos bem vistos lá fora então toda esta questão não se coloca e nós somos, efectivamente, bons, pelo que não temos de mudar absolutamente nada.

  15. jsilas
    Published at January 17th, 2008 at 3:32 pm

    Nem morto trocava porra!

  16. mjmc
    Published at January 18th, 2008 at 9:47 pm

    Em primeiro lugar nos somos uns pais, nao uma das partes da europa… A bandeira actual esta muito bem quer esteticamente quer pelo simbolismo… ja disseram que o azul fazia lembrar a monarquia, monarquia - ditadura que até e o sistema politico que vigora… embora um pouco oculto..

  17. Mateus
    Published at January 19th, 2008 at 12:15 am

    tenho pena que em Portugal, esse grande país que eu amo haja hoje em dia tanta falta de patriotismo (”ah e tal, lá fora é que é bom…”)

    se calhar se quisessem mudar isso e não a bandeira…

  18. mlopes
    Published at January 19th, 2008 at 5:01 pm

    Oh Mateus, o patriotismo não é gostar da bandeira.

    Há dois tipos de patriotas: os inteligentes e os burros. Os inteligentes são críticos e assertivos e fazem algo pelo seu país. Os burros andam pelas ruas com a bandeira na mão a gritar “Portugal”. Os burros ostentam aquele vigor de gritar bem alto, mas é apenas isso. Patriotismo: 0.

    O objectivo desta campanha é precisamente alterar a percepção que os outros têm do nosso país. Haverá algo mais patriótico que isto?

    Enfim.

  19. Conimbriga
    Published at January 19th, 2008 at 6:27 pm

    Já tinha dado com essa campanha há uns meses atrás através da internet. Penso que essa campanha é tão boa, que pretendem mudar tudo de um dia para o outro e logo dando o mote pela mudança de bandeira. Precisamos sim de mudanças, separar a tradição e os seus erros, e porque não tentar o progresso, o desconhecido, como outrora os nossos verdadeiros heróis o determinaram. Aprendi a gostar pouco do mimetismo, bem sei que enquanto criança, não temos outra outra forma de evoluir e de nos preenchermos. Mas caramba não podemos silenciar o resto do tempo, e as restantes capacidades. O que fazemos nós: imóveis ou à espera de levar tudo na frente; estamos à espera que alguém caia na esparela para logo dar justificações com informação mais completa do que a vítima, como povo será que somos uma mistura, ou mais iguais entre todos, do que aquilo que aparentamos…
    Gosto muito de ler e percorrer a história de Portugal, geralmente pela vida dos que a influenciaram… Posso até dizer que não nos faltam ou faltaram homens de boa vontade; temos muita gente e essa é a maioria, que gosta mais de ostentar do que muitas das vezes cumprir com a sua face de missionário. O que interessa é que para o sistema funcionar teremos de ter tudo superior ao que já temos e cada um melhorar com a sua parte; Mas não sem que antes haja uma
    ignição, despertar de consciência, porque que se há factos que se compreendem por tradição ou erros do progresso, nós aparentemente compreendemos tudo e não mudamos nada. É típico… E não é só em Portugal.

    Um pouco de factos históricos:

    -o estado é o culpado de tudo. É como Deus e o Diabo. Aliás o estado é governado, e eleito por extraterrestres…

    -nas grandes alturas de mudança da nossa história, aquilo que mudou foi para tudo ficar na mesma–> Nacionalizações, o estado toma o poder, mas são pessoas que fazem isso, “famílias”…; a 1ª república ; o estado-novo e a forma de como o estado fazia condicionamento industrial, etc

    -Haver desperdício, má distribuição da riqueza, porque este país tem vivido com muitos problemas, que APARECEM resolvidos… enquanto há consenso e MODA. Alguém que tenha o dom de pôr em causa não as pessoas, mas o seu trabalho, ai aqui d’el rey… Porquê??? Porque o trabalho parece valer pela pessoa e não pelo próprio valor do trabalho. O que é um princípio muito mau, é mais comunismo de comité central e capitalismo de regras
    feitas à medida de quem precisa delas…

    E muito mais haveria a contar…

  20. mlopes
    Published at January 20th, 2008 at 1:46 am

    Conimbriga, há muitas coisas que podem ser ditas sobre Portugal, sobre o salazarismo, nacionalizações, o estado, Deus, o diabo de quatro e quem quiser mais. Mas sai totalmente fora do âmbito deste post.

  21. Sónia
    Published at January 20th, 2008 at 11:44 pm

    Sinceramente n vejo qual é o problema da bandeira actual…acho que antes de surgir uma preocupação com algo tão ( não queria dizer fútil, mas acho que percebem ), como a bandeira há muitas coisas mais importantes a mudar neste país…há muito mais prioridades. E não é uma bandeira que dá a imagem de um pais, são as pessoas que vivem nele

  22. Massano
    Published at January 25th, 2008 at 6:02 am

    Mlopes, o conceito de patriotismo é o facto de um patriota ter um sentimento profundo de amor e devoção à pátria, aos símbolos que representam Portugal, ou seja, bandeira, capital, brasão, hino, uma cidade, determinada cultura regional, etc..
    Ou seja, tudo aquilo em que cada indivíduo atribuí particular devoção no seu país. É esta devoção que define um patriota. Não deves de forma alguma dizer que patriotismo não é gostar da bandeira. Para ti não! Para os outros pode ser. Não interessa se é patriota, ou se vês um idiota! Para ti ser patriota é mudar para azul, para muitos é deixar como está. Se um país só mudar por causa de uma bandeira, eu faço uma petição para ser amarela fluorescente que é para se ver bem nos pontos mais recônditos da Europa! Portanto, devemos abulir muitos dos conceitos referidos anteriormente como o patristismo que está a levar muitas pessoas ao desacordo visto que, já existem pelos vistos vários conceitos.

    contudo, não concordo quando dizes que ser patriota não é gostar da bandeira mas sim mudar. (Estavam ambos correctos com prismas diferentes). Muito menos estou de acordo com o Inteligente Vs Burro. È a faca de dois gumes. Os dois lados cortam, por isso não venham com tretas. Trata-se apenas de cada um defender a sua posição, podem mudar a bandeira e ficarmos ainda pior. Depois ainda vão discutir rídiculamente que Portugal afundou mais uns centimetros, por causa de uma bandeira nova.

    Com tanta porcaria que deviam mudar, andam preocupados em mudar bandeiras? Não querem por uns laçarotes para ficar mais bonito? Porque o que vejo aqui é patriotismo fashionista ou uma desculpa lamentável para dizer que somos um país inovador. A inovação vem de dentro, por isso, com bandeira nova ou antiga, Portugal vai continuar na mesma se não investir nos assuntos realmente importantes.

    Para terminar, acho que já que me dei ao trabalho de me expressar, é relevante mencionar sem qualquer “bode espiatório” de opinião, mudar a bandeira, o nome do país e do Hino etc não interessa enquanto não mudarmos as nossas atitudes rumo à cidadania nacional e europeia.

  23. mlopes
    Published at January 25th, 2008 at 12:14 pm

    Cláudia,

    A definição que deste de patriotismo não é, de facto, patriotismo. É nacionalismo. O nacionalismo é uma forma mais recôndita e exagerada de patriotismo, em que tudo o que esteja associado ao país é bom, independentemente de efectivamente o ser. Logo, esses símbolos são sobrevalorizados.

    No entanto, o verdadeiro patriotismo é ir trabalhar todos os dias, construir riqueza e valor, sustentar uma família e contribuir para a sociedade. Isso sim, é o verdadeiro patriotismo. Os patriotas deste país são aqueles que acordam às 7 e trabalham 12 horas por dia e no fim do dia sabem que contribuiram para um país melhor.

    Portanto, daí a minha referência à idiotisse. Estarem a dizer que eu não sou patriota porque quero mudar uma bandeira é um atentando à inteligência de qualquer pessoa.

    Esses símbolos que representam Portugal são secundários. O que é realmente importante é o povo, o país e como ele é visto lá fora. As mudanças estruturais e profundas também são necessárias, como já referi inúmeras vezes, mas 1) são muito mais difíceis; 2) podem ser influenciadas positivamente por factores externos como uma afluência no turismo.

    Portugal só tem a ganhar com uma imagem lavada.

  24. Massano
    Published at January 25th, 2008 at 6:20 pm

    Carlos,

    Mais uma vez vou ter de discordar e perguntar-te em que definições te baseias nos conceitos de Patriotismo e Nacionalismo?

    Para não falar erroneamente sobre o assunto, fui confirmar, em facto, o que se entende por Patriotismo e Nacionalismo.

    Patriotismo como referi, é uma particular devoção à pátria, aos símbolos que representam Portugal como mencionei anteriormente (entre outros). O Patriota ama e defende seu país, e esse sim é que muitas vezes chega ao radicalismo por se dedicar particularmente a símbologias. Nacionalismo é “Toda corrente ideológica, ou movimento social, que defende a estatização e nacionalização de certos serviços e/ou meios de produção, com vistas a preservar a “soberania nacional”. E não um exagero e sobrevalorização de simbologias como referiste anteriormente.

    Tive a oportunidade de confirmar estes mesmos conceitos (no estado puro no sentido da palavra, nada de nacionalismos políticos ou culturais) em diversas fontes (pois não devemos acreditar no primeiro conceito que nos aparece).

    Fica agora a dúvida? A tua noção de Patriotismo e Nacionalismo é uma nova vertente que desconheço, ou estás simplesmente a denotar uma opinião conceptual e a reformular juízos que a teu ver definem melhor a realidade destes conceitos?

    Quanto à última parte do teu comentário, não tenho nada a dizer, respeito e em parte concordo. Vou é continuar a perguntar-te até ficar satisfeita de onde sustentas as definições em questão.

    Se continuares a insistir, só há uma maneira de resolvermos isto.

    Passamos às provas “físicas” ou ninguém se entende porque pelos vistos temos dicionários diferentes…

    ;)

  25. Ricardo Bettencourt
    Published at February 20th, 2008 at 11:00 pm

    e quem paga?

    1º as condições minimas - saude, educação, emprego, segurança social,…

    depois o gozo

  26. Sergio Alves
    Published at September 9th, 2008 at 3:51 pm

    Muito profundamente tenho que dizer que esta bandeira agrada-me.
    Apenas tenho que lamentar que o escudo ainda ai esteja pois o escudo siginifica a união dos estados do Brasil, dos reinos do Algarve e das restante terras alem Mar. Infeizmente tudo isso ja se perdeu. Adeus Colónias!!! Como tal não faz sentido o escudo perdurar ai no estandar-te.
    Pode-se e deve-se sim, concerteza e sem sombras de duvidas, colocar o coroa real, que deve gozar um logar de previlegio, pois nos portugueses somos de facto um povo de REIS, demos varoes, grandes homens ao mundo, que apsar de não governarem Portugal, governaram muitas nacoes europeias e muitos deles são como figuras de destaque na edificacão de certos estados europeus. Um povo que dá filhos varoes a muitas nacoes, so merece ser recordadoe como povo de reis que somos e concedemos reis e rainhas a muitas nacoes devemos prepetuar ao menos a recordacão desses grandes Portugueses e portuguesas. Coloquem o simbolo Real, ( A coroa) , porque de facto em menos de 100 a republica, mais aivada de parecer do que fazer, ja quase que destrui o muito que tinhamos e dos quais foram necessarios quase 1000 anos de historia para ser edificados.!!! E muita coisa destruida num tão curto de espaco de temo para um mundo tão grande que fomos…

  27. asdat
    Published at September 26th, 2008 at 2:15 pm

    Sinceramente achas que essa é a soluçao para portugal? Ou és muito ingenuo ou nao vivemos no mesmo país! Portugal precisa de uma mudança mais radical e dificil de concretizar, MUDAR A MENTALIDADE DO ZÉ POVINHO! Até lá,ñ podemos esperar muito mais. Quanto a tua proposta de bandeira…amigo… a monarquia já era, vivemos em democracia, temos uma republica ainda que seja “das bananas”!

  28. A. Fins
    Published at October 1st, 2008 at 12:03 am

    30 de Setembro de 2008

    Simplesmente isto: Parece-me que estão brincando com capulanas.Creio que os senhores mudam de Bandeira como quem muda de camisa. Dá-me a impressão que não têem noção do que é Patriotismo. Deixem estar a Bandeira quietinha que está muito bem. Preocupem-se com o que vai mal ou muito mal no nosso País

Leave a Comment

Comments for this post will be closed on 1 October 2009.