simple hit counter

Mais um fim de semana prolongado!

Os nossos sindicalistas são uns estrategas, quem nem Napoleão Bonaparte. As greves são sempre marcadas em alturas cruciais para o nosso país, nomeadamente quando possibilitam fazer um fim de semana prolongado.

A UGT e a CGTP anunciaram hoje outra (sim, outra!) greve para o dia 30 de Novembro para os coitadinhos da função pública que vão perder regalias (que nunca as deviam ter tido). Nomeadamente, a progressão automática na carreira.

Meus caros, o salário deve estar sempre anexado ao desempenho. Os meus impostos não servem para pagar a pessoas antipáticas, que trabalham e fingem que trabalham religiosamente das 9 às 5, que fazem o mínimo possível e que ainda vão para as greves para trabalhar ainda menos! Os meus impostos são para recompensar aqueles que estão na função pública para, efectivamente, fazer andar o país.

Deveria haver um limite para o número de greves que podem ser feitas (1 por ano). A partir desse limite, saía do bolso dos grevistas. Haja paciência.


14 Responses to “Mais um fim de semana prolongado!”

  1. Informador
    Published at November 8th, 2007 at 10:14 pm

    Concordo inteiramente consigo!
    Quanto à paciência, devo dizer-lhe que se devia informar melhor sobre Greves, é que quem faz greve não recebe o dia ou dias correspondentes a duração da mesma! Poupando assim a sua e a minha preciosa contribuição….
    …. afinal para o governo até é lucro!

  2. drCursor
    Published at November 8th, 2007 at 10:46 pm

    Ummm…as greves saem sempre dos bolsos de quem faz greve…

    Já gastaste uns minutos a tentar entender o porque desta (e de outras) greves contra este governo?

    Em relacao ao estigma “fim-de-semana prolongado” - esta é a primeira desde há muito tempo a calhar pegada a um fim de semana…

  3. Pedro
    Published at November 8th, 2007 at 10:47 pm

    Olá Mário.
    Sou funcionário público (professor) e… leitor assíduo do teu blogue.

    Concordo com os motivos da greve, afinal de contas há vários anos que tenho vindo a perder poder de compra, suportando a “crise”. E faria greve se ela não fosse a uma sexta-feira.

    Neste aspecto acho que tens razão. É triste que sempre que os sindicatos entram nesta onda se lembrem de fazer “fins-de-semana prolongados”.

    Em relação ao último ponto, o Informador tem razão: quando fazemos greve não recebemos e o Estado agradece.

  4. mlopes
    Published at November 8th, 2007 at 11:52 pm

    Obrigado pela correcção, não sabia que os dias de greve não eram pagos.

    Quanto às regalias, eu penso que a função pública sempre as teve, e em demasia, pelo menos em comparação directa com o sector privado.

    O caso dos professores é um caso muito especial. A minha mãe é professora e sei que se torna muito complicado evoluir na carreira, mesmo que se seja muito bom.

    Tem de haver um balançeamento das regalias. Eu sei que tirar custa, mas se queremos um país mais forte, não há outra hipótese. A FlexiSegurança é mais do que necessária, e somos dos poucos países da Europa onde ainda não existe um plano de empregabilidade semelhante. É muito difícil despedir alguém em Portugal e isso torna-se extremamente contra-producente.

  5. drCursor
    Published at November 9th, 2007 at 12:17 am

    O problema é estares a ver esses direitos como regalias, quando na realidade deveriam ser direitos generalizados (e a generalizar) e nao direitos a retirar.

    Em relacao à flexiseguranca, infelizmente em Portugal apenas querem por em pratica a flexi, porque seguranca nao existe nenhuma!

    (falas da dificuldade de subir na carreira nos professores, desconheces que o mesmo se passa em muitas outras carreiras do estado : militares, policias, juizes,etc)

  6. Miguel
    Published at November 9th, 2007 at 6:34 pm

    Militares? Dificuldades?

    Não me gozem. Estive um ano na Marinha, enquanto civil e aquilo é um esbanjar de dinheiro que até cheira mal.

    Aquele senhor da associação de sargentos passa, literalmente, o dia a jogar computador.
    Há (bastantes) oficiais que vão almoçar de carro (150 metros).

    O trabalho é das 9h às 17h, o que significa que as 16h55 está toda a gente a preparar-se pra sair.
    Durante o dia, que já só é de 7 horas de trabalho ainda se fazem várias pausas para café e para a conversa.
    Isto para quem trabalha, que há-os que passam o tempo a jogar snooker, beber cerveja e ver tv.

    Isto tudo que relato vi com os meus próprios olhos meses a fio, ninguém me contou.

  7. mlopes
    Published at November 9th, 2007 at 6:40 pm

    Obrigado Miguel pelo testemunho.

  8. drCursor
    Published at November 9th, 2007 at 10:44 pm

    E o relato do oposto? Dos militares que ficam a trabalhar até as tantas ate que o chefe os dispense? E a realidade de poderem ser recolocados a qualquer altura em qualquer lugar sem apelo nem agravo?
    E acho que devias pensar muito antes de passares falso testemunho sobre “o senhor da associacao de sargentos”, porque duvido que tenhas visto isso com os teus proprios olhos, sendo ele daforça aerea, e estando num local onde dificilmente terias ido…

  9. Miguel
    Published at November 10th, 2007 at 3:01 am

    Estou a falar de um da Marinha. Não recordo o nome dele, mas na altura em que esteve 3 dias de detenção foi muito badalado na comunicação social.
    Garanto que ele passava os dias a jogar computador.

    O oposto? Não estavamos a falar das regalias? Não estavamos a falar das coisas que se deviam tirar? E, se calhar, se tirassem a estes, já podiam dar a outros…

  10. drCursor
    Published at November 10th, 2007 at 1:26 pm

    Mas porque insistem tanto no tirar? Nao deveriam ser coisas que todos os trabalhadores deveriam usufruir!?

  11. mlopes
    Published at November 10th, 2007 at 3:59 pm

    Tás a brincar comigo?

    Jogar computador todo o dia deveriam ser coisas que os trabalhadores deveriam usufruir?

    Estes comunistas…

  12. mlopes
    Published at November 10th, 2007 at 4:01 pm

    E tirar progressões automáticas na carreira? Ou seja, alguém que não é eficiente e que não é produtivo continua a subir na carreira há mesma rapidez que alguém que é produtivo e eficiente?

    Nem tenho mais comentários. Recordaste-me porquê que nunca votei ou votaria num Partido Comunista.

  13. drCursor
    Published at November 11th, 2007 at 2:39 pm

    Claro,era dessas “regalias” que estavamos a falar. e existe progressao automatica na carreira e tudo nos militares, a carreira militar nem sequer é 1 enorme funil…

    enfim…

  14. mlopes
    Published at November 11th, 2007 at 5:55 pm

    Tu é que vieste falar dos militares. São 700.000 trabalhadores públicos e os militares, no seu todo, nem chegam aos 30.000.

    As regalias aplicam-se a 95% da função pública.

    Está na hora da função pública jogar com os dados do sector privado. Passar a haver despedimentos e as regalias serem indexadas à prestação do funcionário. É mau? É despedido.