simple hit counter

É preciso descaramento…

Dizem os developers do IE7 que os web developers terão de rever os sites para os ajustar ao novo browser da Microsoft. O Firefox nunca exigiu qualquer alteração. O Opera também não. Mas até acho interessante que o IE7 exiga. É uma boa lição Assim a todos os web developers que ignoravam os standards em detrimento da focalização no IE6.

Não esquecer também que o IE7 foi deixado a meio no que toca a standards. Ou seja, corrige alguns bugs do IE6 mas mantém outros por corrigir. Moral da história: mais um browser para testar sempre que se faz um website…

P.S. - Estive a testar os meus sites em IE7 e reparei que os links para o post original no Planeta* não funcionam. Por mim, não faço questão nenhuma que o resolvam! :-)


10 Responses to “É preciso descaramento…”

  1. João Craveiro
    Published at October 29th, 2006 at 11:04 am

    O Firefox nunca exigiu qualquer alteração. O Opera também não.

    Não é bem assim. Quem desenvolvia sites testando-os no IE, precisvaa no fim de os ajustar aos outros browsers. Sim, há quem trabalhe assim, e, embora não o seja de um ponto de vista de eficácia técnica, consegue ser uma opção válida do ponto de vista negocial (agradar à maioria).

    Mesmo quem desenvolve utilizando um browser dito moderno (acho que ninguém no seu perfeito juízo testa todas as alterações em todos os browsers; testa-se sempre num, e vai-se verificando em todos em determinadas ‘milestones’) tem esse problema em relação a outros browsers, mesmo ditos modernos.

    Por isso é que eu (que, como deves saber, ponho-me mais do ponto de vista do web developer que se está sempre a queixar do IE) não me consigo ‘zangar’ com a afirmação de que os web developers têm de adaptar os seus sites ao IE7. (E estou a assumir nestes 3 parágrafos que falas de uma exigência técnica, e não de algo a roçar uma EULA.)

  2. Carlos Rodrigues
    Published at October 29th, 2006 at 12:43 pm

    “Dizem os developers do IE7 que os web developers terão de rever os sites para os ajustar ao novo browser da Microsoft. O Firefox nunca exigiu qualquer alteração.”

    Falso. Quantos sites ainda hoje funcionam mal e porcamente no Firefox, por os seus criadores serem tipos pouco profissionais que não testam com nada para além do IE6?

    O Firefox exige que esses sites sejam alterados, tal como o IE7 agora o faz.

    A única diferença é que agora esses sapateiros metidos a web developers vão tomar atenção, porque é o browser da maioria que agora faz exigências, e porque a Microsoft não está com meias medidas e vai empurrar o IE7 como actualização crítica já no dia 1.

    Neste caso a Microsoft quase merece palmas por estar a fazer um esforço por cumprir os standards, e por estar a exigir mudanças em vez de perpetuar eternamente os defeitos do IE6 com um “modo de compatibilidade” no IE7.

    E digo “quase”, porque o estado miserável em que as coisas estão é, em parte culpa deles. E digo “em parte” porque o laxismo nesta coisa dos web standards realmente começou com a Netscape.

  3. Cláudio Franco
    Published at October 29th, 2006 at 1:33 pm

    Carlos estás enganado.

    Tenho alguns sites que funcionam bem em IE6 e Firefox e que agora no IE7 funcionam mal.

    Algumas das alterações que eles pedem são ridiculas, então vamos ignorar que existe o IE 6 e o 5.5?

    Isso sim é que é uma atitude pouco profissional.

  4. mlopes
    Published at October 29th, 2006 at 2:47 pm

    Carlos.

    A evolução do Firefox nunca exigiu qualquer alteração a websites. Tenho alguns feitos do tempo do Firefox 1.0 (e ainda alguns que remontam ao tempo do Firebird) e nunca tive de fazer qualquer alteração. O Gecko evoluiu sempre de forma natural.

    O resultado da atitude da Microsoft é que agora vamos ter de manter três categorias de browsers: os que se preocupam em seguir os standards (Firefox, Opera, Safari, etc..), os que são um desastre total no que toca a standards (IE 6) e os que são um misto dos dois. Um bife nem bem, nem mal passado. O IE 7.

    Só desejo aos web developers muita sorte a paciência. Vão precisar. Boa sorte Cláudio.

  5. mlopes
    Published at October 29th, 2006 at 3:01 pm

    João,

    Acho que houve uma confusão quanto ao meu comentário. Quando falei do facto do Firefox não necessitar de alterações, referia-me à evolução do próprio browser e não das disparidades que existem entre este e o IE. Como respondi ao Carlos, quem desenvolveu para o Firefox 1.0 não vai precisar de alterar nada para que funcione bem em Firefox 2.0.

    Eu só concordaria com o forcing caso a evolução do IE7 fosse efectivamente notável, o que claramente não é.

  6. Carlos Rodrigues
    Published at October 29th, 2006 at 3:56 pm

    Mário,

    Isso é uma falácia… O Firefox é apenas o último capítulo na história da Netscape, e não podemos esquecer esse passado (cheio de nódoas)…

    Esta mudança do IE6 para o IE7 não é mais do que o mesmo que ocorreu com a passagem do Netscape 4.x para o 5.x/Mozilla. A diferença está na quantidade de utilizadores da web que existem hoje, por comparação com o final dos anos 90.

    O Firefox não tem sequer histórial suficiente para tirar conclusões, quanto mais não seja porque a versão 2.0 usa o mesmo gecko que a versão 1.5 (1.8.x).

    Quanto a suportar versões mais antigas dos browsers da Microsoft… Não me escandaliza nada que o IE5 e 5.5 sejam completamente ignorados… O IE6 está disponível para o Windows 98, ME e 2000, portanto só usa IE5/5.5 quem quer. Quando o Netscape 4.0 já não é suportado — e bem — mesmo sendo o browser default numa série de plataformas ainda (IRIX, Tru64, talvez outros), porque razão se deve fazer diferente no caso do IE?

    E os comportamentos… é natural que o IE7 tenha alguns comportamentos distintos do IE6 e do Firefox, tal como o Safari tem comportamentos distintos do Firefox e do Konqueror, etc., etc.

    Eu não estou a defender a Microsoft, nem a dizer que já fizeram o suficiente, mas estão a caminhar na direcção certa, pelo que não vale a pena desancar neles, é preciso apontar defeitos concretos para que sejam corrigidos, e depois avaliar se eles continuam encarreirados ou voltam à mesma atitude que tinham no tempo do IE6.

  7. mlopes
    Published at October 29th, 2006 at 4:03 pm

    Carlos,

    Não acho justo que a Netscape seja comparado à Mozilla. Houve uma mudança de paradigma muito grande e também uma introdução de muitos e novos programadores. Se o IE virasse Software Livre também não acharia justo comparar um IE8 FLOSS com um IE7. Se assim o fizessemos teriamos também de invocar o Mozaic.

    Quanto ao IE5.5 estamos ambos de acordo. Também me recuso a suportar esse browser. O que se sucede com o IE7 é que não é uma resposta sólida. Se esperamos 5 anos, poderiamos esperar um pouco mais por uma versão que respeitasse mais os standards.

    A consequência prática do IE7 é que haverá mais um browser a suportar. E quando a user base do IE7 se tornar significativa, milhares de programadores por todo o mundo terão de rever as hacks que usaram para o IE6. Eu, por exemplo, tenho hacks CSS do estilo _height (pois o IE6 ignora os ‘_’) que são agora ignorados pelo IE7.

  8. Carlos Rodrigues
    Published at October 29th, 2006 at 6:31 pm

    “Não acho justo que a Netscape seja comparado à Mozilla. Houve uma mudança de paradigma muito grande e também uma introdução de muitos e novos programadores.”

    É justo, porque não houve essa mudança radical de que falas. O Mozilla passou a ser um projecto opensource, mas os programadores e a gestão do projecto continuaram na Netscape, durante muitos anos. Aliás, mesmo hoje em dia continua a ser um projecto muito fechado (tenta contribuir código ou ideias, e vais ver como é), e não me admiraria que alguns dos programadores ainda fossem os mesmos do tempo da Netscape (pelo menos o tipo que teve a infeliz ideia de produzir uma aberração como o formato “mork” ainda lá está, ou esteve até há bem pouco tempo).

    No caso do IE7, também existe uma nova equipa de programadores e a Microsoft foi forçada a admitir que o IE6 estava obsoleto e realmente fazia um péssimo trabalho no cumprimento de standards (tal como toda a gente dizia). É uma mudança grande, e simultâneamente uma evolução a partir da base anterior, mas que vem atrasada 6 anos, no mínimo.

  9. João Craveiro
    Published at October 29th, 2006 at 6:33 pm

    quem desenvolveu para o Firefox 1.0 não vai precisar de alterar nada para que funcione bem em Firefox 2.0.

    Mário, wrong again: tive de alterar layouts que funcionavam em Firefox 1.0.x para funcionarem em 1.5.x.

    Ainda não comecei a testar em 2.0 (shame on me, eu sei, pouco tempo :S), mas estou mentalizado para ter surpresas (que, sendo assim, deixam de ser surpresa ;)).

  10. Cláudio Franco
    Published at October 31st, 2006 at 12:33 am

    João, eu pelo menos ainda não senti nada em relação ao Firefox 2.

    Em relação ao IE7 sinceramente ainda estamos a pensar numa política a utilizar na empresa.

    Isto é, por pancada da Microsoft agora decidir mudar tudo, temos que nos responsabilizar pelos gastos (tempo) sob os sites dos nossos clientes?

    Além do mais é absurdo, se o Firefox/Opera consegue viver com os “hacks” que tivemos que fazer para o IE6 porque raio o IE7 não pode?

    Não me fodam, são incompetentes sim sr.